Dicas

Dicas básicas para receber e servir queijos e vinhos

Um tradição que muitos gostam é o chamados “Queijos e Vinhos”, assim vai iniciar uma série de artigos falando sobre como organizar e preparar uma reunião com amigos e convidados com queijos e vinhos.

Esta dica foi realizada pretendendo explicar a parte simples e prática, antes de aprofundar no tema, de forma que você decida o quanto quer se aprofundar.

Este sempre é um tema recorrente e interessante, pois todos nós já caimos na tentação de preparar um “Queijos e Vinhos” para nossos amigos, e depois nos tocamos que simplesmente não sabemos o que fazer.

Então vamos entender primeiro o porquê de fazer uma recepção ou reunião com queijos e vinhos. Esta mistura vem da tradição francesa e europeia de consumir queijos regularmente. Não são os queijos simples que consumimos aqui, mas receitas sofisticadas, verdadeiras obras de arte que são consumidos como iguarias.

O queijo em geral é consumido após a refeição, como uma sobremesa, e às vezes pode ser servido como entrada. Obviamente o vinho vem como o acompanhamento perfeito para o queijo, em função de sua textura e diversidade de sabores, e daí surge a idéia de se fazer uma recepção somente com os queijos e os vinhos, deixando o Jantar para outra ocasião.

Assim a primeira coisa que você tem que entender é que esta recepção de "Queijos e Vinhos", exclui em geral o jantar, via de regra o substitui. Servir esta opção no almoço é impensável, principalmente porque temos o hábito de nos alimentar mais no almoço, e com alimentos menos pesados.

A segunda coisa fundamental é lembrar dos dois parceiros que não podem faltar a mesa em uma recepção de queijos e vinhos: O pão e a água. O pão acompanha o queijo, suavizando a gordura e limpando o paladar entre um e outro, a água já foi discutida várias vezes aqui como essencial em qualquer jantar com vinho.

Por fim você deve se ater a escolha dos queijos e do cálculo dá quantidade de quejo e vinho que vai servir. A escolha do queijo parte de uma lista de queijos tradicionalmente encontrados no mercado Brasileiro, a escolha dos vinhos parte de sua adequação aos queijos e deve seguir a idéia de não complicar muito, ou seja, mais queijos e menos variedade de Vinhos.

Assim, no decorrer do texto iremos falar sobre a escolha dos queijos, dos vinhos e o cálculo das quantidades.

Para acompanhar uma boa recepção, festa ou reunião com queijos e vinhos, você tem que dar opções a seus convidados.

Alguns especialistas dizem que os bons queijos deveriam ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhamento. Mas como os melhores queijos também podem ser fortes, encorpados e gordurosos, você tem que “limpar” o seu paladar entre um e outro, pois se não ao longo da festa não vai mais estar saboreando nada.

Obviamente os acompanhamentos devem ser escolhidos para que o sabor deles não atrapalhem o principal, o queijo e o vinho.

Primeiro, sempre sirva pão. Os pães, são ótimos acompanhamentos tanto para o queijo quanto para o vinho. Eles devem ser de sabor neutro, e portanto esqueça os pães muito elaborados como pães com frutas secas, nozes, tomate ou azeitona. Eu sugiro os seguintes pães básicos dependendo do que você encontrar na sua região ou padaria de confiança:

1. Pão Francês, ou Baguete, cortado em fatias de 1 centímetro. Esta é a opção mais fácil e barata.
2. Pão Italiano, de preferência em formato de baguete, pois o redondo é mais difícil de fatiar, fatiado em fatias de 1 a 2 centímetros.
3. Pão Ciabata fatiado em fatias de 2 centímetro.

Você ainda pode encomendar mini-pães, mas desde que conheça o trabalho do padeiro e se decidir colocar pratos de sobremesa para que os convidados se sirvam.

Corte sempre os pães antes de colocá-los para servir, seus convidados já tem muita coisa para se preocupar e a sujeira e confusão de colocar facas para cortar pães não vale a pena.

A idéia de alguns de deixar que o pão seja cortado com a mão pelos convidados, só pode ser usada se todos estiverem sentados a mesa, forem poucos convidados, e você colocar uma cesta de pão para cada 4 convidados. Caso contrário você pode estar criando um problema para você e um desconforto para os convidados.

Você não pode comprar o pão com muita antecedência, tem que ser do dia, e deve cortá-lo cerca de uma hora antes da festa, para não ressecarem.

Outra opção de acompanhamento são as frutas da época, desde que você tome o cuidado de incluir somente frutas mais neutras, evitando as de sabor mais ácido (limão, abacaxi, kiwi) e as muito doces. Uma sugestão segura é a maçã, pêra e a uva.

As frutas secas podem ser usadas, mas com mais cuidado e em menor quantidade. As uvas passa, os damascos, as ameixas e o figo, todos combinam muito bem com queijo.

Eu evitaria as nozes, a castanha de caju, a castanha-do-pará, a amêndoa, a avelã, e outras do gênero. Embora combinem bem com os queijos, elas podem não combinar com o vinho escolhido.

Lembre-se de não servir nada antes como aperitivo, pois o principal são os queijos e os vinhos, o resto deve sempre ser encarado como acompanhamento.

Uma boa idéia e ter na mesa pratos de sobremesa e talheres pequenos, para que o convidado possa, se quiser, se servir e consumir sobre um prato. Alguns queijos são difíceis de manipular só com um pãozinho.

É importante que você pense na seqüência e no trajeto que o convidado vai fazer, nossa recomendação é:
Ele pega os pratos de talheres em uma mesa, ele se serve dos queijos em outra mesa, ou na seqüência, ele se serve dos pães, e por último deve haver uma mesa com o vinho e os copos, com espaço para que ele possa apoiar o prato de queijos e pães, e se servir com cuidado.

Atendimento ao Consumidor